Press release
20 July 2022

O Ministério dos Transportes do Governo de Angola adjudicou a concessão para o Corredor Ferroviário de Lobito

Luanda, 20 de julho de 2022 – O Ministério dos Transportes do Governo de Luanda anunciou a adjudicação da concessão de serviços ferroviários e apoio logístico para o corredor de Lobito, uma rota fundamental para a ligação das minas na República Democrática do Congo (RDC) ao porto de Lobito em Angola e aos mercados internacionais.  A concessão de 30 anos, com a possibilidade de uma extensão de 20 anos, foi adjudicada a um consórcio que inclui a Trafigura Pte Ltd («Trafigura»), uma líder mundial na indústria global de commodities, a Mota-Engil Engenharia e Construção África SA («Mota-Engil»), uma empresa internacional de construção e gestão de infraestruturas, e à Vecturis SA, uma operadora ferroviária independente.

O consórcio agradece a eficiência e transparência do processo de concurso público levado a cabo pela Comissão de Avaliação, que reconheceu os pontos fortes e experiência consideráveis que o consórcio oferece à concessão.  Com a dinâmica crescente no transporte de minerais e outros materiais nos próximos anos e a maior competitividade do sistema ferroviário, prevê-se que o Corredor de Lobito possa tornar-se o 3.º corredor mais importante na SADC até 2050.

O consórcio será responsável pela exploração, gestão e manutenção da infraestrutura rodoviária para transporte de mercadorias, minerais, líquidos e gases para o corredor que liga o porto de Lobito a Luau, no leste de Angola, próximo da fronteira com a RDC.  Como parte do contrato de concessão, o consórcio comprometeu-se a investir um capital considerável na melhoria da infraestrutura ferroviária para melhorar a capacidade e segurança do corredor, bem como investir significativamente em material circulante para operações de transporte de mercadorias.

O cobre, cobalto e outros materiais são atualmente exportados da RDC pelo leste, via Dar es Salaam na Tanzânia, via Beira em Moçambique, ou pelo Sul, via Durban na África do Sul, uma viagem que demora várias semanas ou mais.  Uma vez que os volumes de exportação da RDC aumentaram devido à procura dos minerais necessários para a transição energética, as estradas tornaram-se mais congestionadas e os atrasos na fronteira tornaram-se mais prolongados.  Este novo corredor de exportação utiliza infraestruturas ferroviárias nacionais existentes, retira camiões das estradas e oferece redução de custos e tempo consideráveis para as empresas mineiras da fileira do Cobre exportarem para os mercados internacionais.

A Trafigura e a Mota-Engil detêm, cada uma, 49,5% do consórcio, sendo os restantes 1% detidos pela Vecturis. O contrato de concessão deverá ser assinado nas próximas semanas.

O comunicado de imprensa do Ministério dos Transportes pode ser lido aqui.

FIM

Para mais informações, contacte:
Gabinete de Comunicação Mota-Engil: Pedro Arrais, Tel.: +351 22 091 3602 ou pedro.arrais@mota-engil.pt
Gabinete de Comunicação Trafigura: +41 (0) 22 592 4528 ou media@trafigura.com
Gabinete de Comunicação Vecturis:  Eric Peiffer, Tel.: +32 (2) 626.26.87 ou epe@vecturis.com

Notas para os editores

Sobre a Mota-Engil
Fundada em 1946, com Angola como o primeiro mercado no início das operações da Mota-Engil, atualmente a Mota-Engil é uma empresa multinacional com operações focadas na construção e gestão de infraestruturas nos setores da engenharia e construção, ambiente e serviços, concessões de transportes e energia.

Com um volume de negócios de 2592 milhões de euros em 2021, a Mota-Engil está sediada em Portugal e classificada como o 25.ª maior grupo de construção na Europa. O Grupo emprega 41 000 pessoas e está presente em 24 países na Europa, África e América Latina. 

Visite: www.mota-engil.com

Sobre a Trafigura
Fundada em 1993, a Trafigura é um dos maiores grupos comerciais de commodities físicas em todo o mundo. No centro do abastecimento global, a Trafigura liga o mundo aos recursos vitais de que necessita. Graças aos nossos Produtos de Óleo e Petróleo, Metais e Minerais e divisões de Comercialização de Energia e Renováveis, implementamos infraestruturas, competências e uma rede global para mover as mercadorias de onde elas abundam para onde são mais necessárias, estabelecendo relações fortes que criam cadeias de abastecimento mais eficientes, seguras e sustentáveis.

A Trafigura também detém e opera um número de ativos industriais, incluindo uma participação maioritária na produtora de multimetais Nyrstar e na empresa de armazenamento e distribuição de combustível Puma Energy; e joint-ventures com a Impala Terminals, um prestador de serviços portuários e logísticos, e com a Nala Renewables, uma plataforma de investimento e desenvolvimento de eletricidade e energia renovável. A Trafigura é detida pelos seus colaboradores e emprega mais de 13 000 pessoas em 48 países.

Visite: www.trafigura.com

Sobre a Vecturis
A Vecturis é uma operadora ferroviária independente com mais de 25 anos de experiência na gestão e revitalização de ferrovias, sobretudo corredores de longo curso na África Subsariana.  Sediada na Bélgica, a Venturis tem equipas multidisciplinares localizadas nos Camarões, Costa do Marfim, RDC, Gabão, Madagáscar, Mali, Senegal e África do Sul. A Vecturis conseguiu, em nome do governo da RDC e da Société Nationale des Chemins de Fer Congo (SNCC), formalizar um financiamento de cerca de 500 milhões de dólares americanos, mobilizados pelo Banco Mundial. A Vecturis obteve um conhecimento ímpar dos operadores congoleses, do mercado de transporte de mercadorias local e das condições de exploração da ferrovia na região do Cinturão de Cobre.

Visite: www.vecturis.com

Read more

Press releases

View all Group press releases

Resource centre

Access our range of publications, animations and videos