Contrato de concessão celebrado com o governo Angolano para serviços ferroviários e apoio logístico para o corredor do Lobito
Luanda, 9 de novembro de 2022 – um consórcio constituído pela Trafigura Pte Ltd («Trafigura»), líder mundial na indústria global de commodities, a Mota-Engil Engenharia e Construção África SA («Mota-Engil África»), uma empresa internacional de construção e gestão de infraestruturas, e a Vecturis SA, uma operadora ferroviária independente, assinou um contrato de 30 anos para a concessão de serviços ferroviários e apoio logístico para o Corredor do Lobito, uma rota fundamental que liga o acesso ferroviário da República Democrática do Congo (RDC) ao porto de Lobito em Angola e para os mercados internacionais. A Trafigura e a Mota-Engil detêm, cada um, 49,5 por cento do consórcio, sendo os restantes um por cento detidos pela Vecturis.
O consórcio será responsável pela operação, gestão e manutenção da infraestrutura ferroviária para transporte de bens, minerais, líquidos e gases para o corredor de cerca de 1,290 km que liga o porto de Lobito a Luau, no leste de Angola, próximo da fronteira com a RDC. Como parte do contrato de concessão, o consórcio comprometeu-se a investir um capital considerável na melhoria da infraestrutura ferroviária para melhorar a capacidade e segurança do Corredor de Lobito, bem como investir significativamente em material circulante para operações de transporte de mercadorias. Com uma vigência inicial de 30 anos, o contrato prevê um investimento total de 450 milhões de dólares, além de despesas operacionais e de capital adicionais. O valor principal inclui 100 milhões de dólares para o prémio de concessão inicial; 170 milhões de dólares para infraestruturas; e 170 milhões de dólares para material circulante.
O consórcio assumirá a responsabilidade pela concessão quando as condições precedentes do contrato forem cumpridas nos meses que se seguem. Espera-se que a concessão crie cerca de 1600 postos de trabalho, ao mesmo tempo que proporciona uma infraestrutura fundamental para o futuro de Angola e para o maior desenvolvimento do comércio internacional em África.
FIM
Para mais informações, contacte:
Gabinete de Comunicação Mota-Engil: Pedro Arrais, Tel.: +351 214 158 576 ou pedro.arrais@mota-engil.pt
Gabinete de Comunicação Trafigura: +41 (0) 22 592 4528 ou media@trafigura.com
Gabinete de Comunicação Vecturis: Eric Peiffer, Tel.: +32 (2) 626.26.87 ou epe@vecturis.com
Notas para os editores
Sobre a Mota-Engil
Fundada em 1946, com Angola como o primeiro mercado no início das operações da Mota-Engil, atualmente a Mota-Engil é uma empresa multinacional com operações focadas na construção e gestão de infraestruturas nos setores da engenharia e construção, ambiente e serviços, concessões de transportes e energia.
Com um volume de negócios de 2592 milhões de euros em 2021, a Mota-Engil está sediada em Portugal e classificada como o 25.º maior grupo de construção na Europa. O Grupo emprega 41 000 pessoas e está presente em 24 países na Europa, África e América Latina.
Visite: www.mota-engil.com
Sobre a Trafigura
Fundada em 1993, a Trafigura é um dos maiores grupos comerciais de commodities físicas em todo o mundo. No centro do abastecimento global, a Trafigura liga o mundo aos recursos vitais de que necessita. Graças aos nossos Produtos de Óleo e Petróleo, Metais e Minerais e divisões de Comercialização de Energia e Renováveis, implementamos infraestruturas, competências e uma rede global para mover as mercadorias de onde elas abundam para onde são mais necessárias, estabelecendo relações fortes que criam cadeias de abastecimento mais eficientes, seguras e sustentáveis.
A Trafigura também detém e opera uma série de ativos industriais, incluindo uma participação maioritária na produtora de multimetais Nyrstar e na empresa de armazenamento e distribuição de combustível Puma Energy; e joint-ventures com a Impala Terminals, um prestador de serviços portuários e logísticos, e com a Nala Renewables, uma plataforma de investimento e desenvolvimento de eletricidade e energia renovável. A Trafigura é detida pelos seus colaboradores e emprega mais de 13 000 pessoas em 48 países.
Visite: www.trafigura.com
Sobre a Vecturis
A Vecturis é uma operadora ferroviária independente com mais de 25 anos de experiência na gestão e revitalização de ferrovias, sobretudo corredores de longo curso na África Subsariana. Sediada na Bélgica, a Venturis tem equipas multidisciplinares localizadas nos Camarões, Costa do Marfim, RDC, Gabão, Madagáscar, Mali, Senegal e África do Sul. A Vecturis conseguiu, em nome do governo da RDC e da Société Nationale des Chemins de Fer Congo (SNCC), formalizar um financiamento de cerca de 500 milhões de dólares americanos, mobilizados pelo Banco Mundial. A Vecturis obteve um conhecimento ímpar dos operadores congoleses, do mercado de transporte de mercadorias local e das condições de exploração da ferrovia na região do Cinturão de Cobre.
Visite: www.vecturis.com